segunda-feira, 4 de julho de 2011

O que é contação de histórias?

A contação de histórias é um instrumento muito importante no estímulo a leitura, desenvolve a linguagem, é uma passaporte para escrita, desperta o senso crítico e principalmente faz a criança sonhar.
Os contadores de histórias são os mediadores desse processo, e tem uma tarefa muito importante que é de envolver a criança na história dando vida aos sonhos, o despertar das emoções transportando para o mundo da fantasia.
Quem conta histórias cria e recria maneiras de chegar ao universo infantil, aproxima a criança do mundo da leitura consolidando a fantasia que é a maneira da criança ver a realidade. Uma boa história encanta qualquer pessoa, e a criança ainda mais por estar em fase de formação, enchendo sua "cachola" de informações.
O Contando Cantando Histórias conta suas historinhas através de um teatro de bonecos musical. A contadora da história é a personagem Vovó Carochinha, que leva seu livro encantado e narra toda história encenada pelos bonecos. Dentro do teatrinho, ficam os bonequeiros e os músicos [cantores, violões e percussão] que dão vozes aos bonecos, cantam as músicas e fazem a sonoplastia. A mistura da contação com o som dá o tom lúdico que buscamos nas nossas apresentações, pois as crianças além de escutar a história aprendem as musiquinhas. Letras e música ampliam o horizonete infantil dando asas a imaginação.
Nosso público são crianças residentes em orfanatos, lares e creches, e infelizmente muitos desses locais não conseguem proporcionar um ambiente lúdico para os pequenos ou mesmo sequer possuem livros. Nas nossas apresentações além de levarmos a contação de histórias, levamos brinquedos educativos para que eles socializem e livros infantis, além disso culminamos um lanche bem gostoso com tudo que criança gosta, bolo, coxinhas, cachorro quente, balas...
Levamos a historinha, a música, a brincadeira e leitura, além de muitos beijos e abraços. Mas, nosso principal próposito é estimular as crianças a transformar sua realidade, a reescrever suas próprias histórias entendendo o que eles são no mundo e o que o mundo quer deles, inserindo o imensurável e maravilhoso mundo da leitura e da escrita e assim ter uma vida cada vez melhor, próspera.

4 comentários:

Unknown disse...

A contação de histórias é um instrumento muito importante no estímulo a leitura, desenvolve a linguagem, é uma passaporte para escrita, desperta o senso crítico e principalmente faz a criança sonhar. A PALAVRA ESTA ESCRITA ERRADO UMA PASSAPORTE NA VERDADE É UM PASSAPORTE....

Unknown disse...

ME AJUDOU NA MINHA PESQUISA ESCOLAR WLEU....

JR Santos - Contação de Histórias disse...

Muito legal, vem complementar o artigo em www.artepalco.com.br/contacaodehistorias.html

Unknown disse...

muito bom.

Postar um comentário