sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Noel Rosa da Vila Isabel, poeta compositor brasileiro

"Batuque é um privilégio
Ninguém aprende samba no colégio
Sambar é chorar de alegria
É sorrir de nostalgia
Dentro da melodia!" 

A 1º apresentação do Contando Cantando Histórias para os idosos, será em homenagem a Noel Rosa com interpretações de músicas e poemas de um dos maiores artistas que o Brasil já conheceu.

Panfleto - 1º apresentação


E aí gente, vamos ajudar?

O projeto


A Idéia
A idéia do projeto surgiu a partir de conversas informais de um grupo de amigos que tinham um objetivo em comum: utilizar-se da Arte para levar um pouco de emoção e alegria a pessoas que precisam.   
Esta proposta, a priori, foi desenvolvida para pessoas de ambos os sexos cuja faixa etária se localiza entre 60 e 95 anos residentes em uma casa geriátrica e, posteriormente, foi estendida para crianças de até 13 anos residentes em lares e orfanatos. 
O público idoso foi escolhido devido a mudanças sociais evidenciadas pelo estender da expectativa de vida das pessoas em geral e a conseqüente necessidade que se evidencia na absorção das mesmas dentro de suas comunidades tanto como na sociedade em sua noção mais abrangente.
“(...) o crescimento da população idosa, indivíduos com sessenta anos ou mais, tem sido bastante acentuado. De acordo com dados do IBGE, a esperança de vida ao nascer cresceu de 62 anos em 1980, para 68,9 anos em 2001, considerados ambos os sexos.” Essa perspectiva de crescimento constante da expectativa de vida, possibilitada pelas conquistas da medicina, da engenharia de alimentos e outras, torna imperativo o reconhecimento e a absorção da questão pelas agendas social e política nacional.”
A escolha de trabalhar com idosos e crianças em casas geriátricas, abrigos, lares e orfanatos foi determinada pela possibilidade de exclusão social a que os mesmos são impostos quando são instalados em instituições como estas.  A importância do bem estar e qualidade de vida para os idosos e crianças, a possibilidade que a arte, como elemento mediador, possa acrescentar para a melhoria de ambas foi o fio condutor de nossa idéia.

O Projeto

            O projeto consiste em cantar e contar histórias cantadas. A principio, para os idosos, serão organizados repertórios de aproximadamente uma hora com músicas de autores e interpretes da música popular brasileira dos anos 50, 60, 70 e 80, havendo espaços para conversas sobre as músicas ou sobre os autores e interpretes da época. Para tanto, os instrumentos utilizados serão o violão e o pandeiro, podendo ter a intervenção de outros instrumentos de percussão.
            Para as crianças, a idéia é interpretar histórias infantis utilizando-se de brinquedos e bonecos, sendo aquelas acompanhadas da musicalidade do violão, que também participará ativamente do momento.
O Local

      Referente a locais, nosso público alvo são casas geriátricas, abrigos, lares e orfanatos que se encontram nas imediações das cidades de Recife e Olinda.   

O Cronograma

            Nosso Cronograma, em principio, se aterá a um domingo por mês, aproximadamente das 10h e 00m às 11h e 30m da manhã. O dia foi escolhido de acordo com a disponibilidade do grupo. Diante da necessidade, existe a possibilidade de extensão mediante reunião extraordinária.

O Início

            O projeto tem previsão de início em Janeiro de 2011, com a data a ser programada mês a mês, mediante acordo realizado pelo grupo.